Arrogância e deslealdade estão relacionadas, dizem pesquisadores
Se a pessoa que você ama tem tendências arrogantes, é provável que lhes falte sinceridade, ao menos segundo estudiosos da personalidade humana.
Pesquisadores norte-americanos da área de Psicologia descobriram uma estreita correlação entre a arrogância e a falta de sinceridade. De acordo com seus artigos, pessoas arrogantes mentem, trapaceiam e manipulam para conseguir o que desejam. A pessoa arrogante prioriza sua imagem e costuma mascarar a verdade.
A psicóloga da Universidade de Notre Dame Anita Kelly afirma que pessoas arrogantes costumam sentir-se superiores a seus colegas de trabalho, ou enumerar quantos parceiros dariam tudo para estar a seu lado. Também podem emitir observações humilhantes quanto a desconhecidos, em tom de zombaria ou deboche.
Ao contrário, pessoas confiantes e modestas seriam imparciais e pouco (ou nada) gananciosas. Lidam bem com críticas, são atenciosas, priorizam seu parceiro e não costumam ser preconceituosas. Aceitam as coisas como são, por não precisar impor superioridade ou explorar qualquer outro ser.
Pessoas arrogantes também costumam parecer mais “atraentes”, segundo Anita. Mas ela salienta, “pessoas assim não têm grande consideração pelos outros, explorando-os. Eles não se importam em ser justos.”
Para estar informado sobre o assunto, visite diariamente a seção “Relacionamentos” na revista “O Mundo Online“, e siga-nos no Instagram e no Facebook.