Pets: Por que cães enterram e acumulam objetos?

Seu amigo de patas tem suas razões para guardar os “bens” que possui

Seu cachorro recebe um agrado e vai correndo enterrá-lo no quintal de casa ou, como o beagle desta que vos escreve, enterra os pãezinhos recebidos no café da manhã entre as almofadas do sofá? Sim, existe uma razão para esse comportamento.

Por que eles enterram os objetos?

Alguns fatores podem influenciar para que seu cão enterre os objetos que recebe, e listaremos alguns deles abaixo.

Instinto herdado dos pais

Muitas vezes, o ato de enterrar está conectado com seus antepassados caninos. Quando os cachorros conseguem abocanhar uma refeição, julgam que precisam enterrá-la para proteger o bocado de outros interessados, segundo o The Spruce Pets. Embora cães domesticados possam receber refeições regularmente e não precisem armazenar comida, seus comportamentos instintivos os obrigam a agir assim.

Raça

A compulsão por enterrar parece ser mais forte em cães destinados a caçar pequenos animais. Terriers e raças menores, como dachshunds, beagles e basset hounds, tendem a ter uma alta propensão para cavar e enterrar objetos.  Esses bichinhos foram criados intencionalmente para manter seus instintos de caça, e é provável que isso inclua o instinto de preservar suas “capturas”.

Ansiedade ou possessividade

O ato de cavar costuma acalmar os cães. Sendo assim, aqueles que se sentem ansiosos ou inseguros podem recorrer a enterrar objetos para melhorar sua ansiedade.  Em uma casa com vários cães, aqueles que se sentirem competindo por comida, brinquedos, e afins podem esconder suas coisas a fim de mantê-las longe dos outros habitantes.  Isso pode ocorrer com mais frequência entre cães de menor porte como os chihuahuas, que temem que suas coisas sejam levadas por animais maiores.  Se seu cão é pequeno, talvez essa seja a explicação pela qual você encontra guloseimas, brinquedinhos e pedaços de ração escondidos entre as almofadas do sofá ou debaixo dos móveis.

Tédio

Certo, essa poderia ser uma boa explicação pela qual os cães escondem e enterram sua comida e brinquedos, mas por que eles enterrariam coisas que não lhe pertencem?  Se seu bichinho gosta de enterrar seus pertences, pode ser porque ele esteja simplesmente entediado e tentando chamar sua atenção.  Para seu cão, enterrar suas coisas é uma brincadeira bem divertida e, certamente, você está convidado a brincar junto.

É necessário limitar a alimentação e os impulsos

Se seu cachorro tem o hábito de enterrar, outra possibilidade existente é a de que ele esteja recebendo comida demais, segundo o American Kennel Club. Certifique-se de que não o esteja alimentando em demasia e oferecendo um excesso de comida que ele julga precisar guardar para mais tarde. E se ele estiver enterrando seus brinquedos em vez de brincar, tente limitar a quantidade aos quais ele tem acesso, através de um rodízio semanal. Exercitá-lo e dar atenção regularmente também são atitudes que podem contribuir para reduzir o impulso de cavar – e a tentação de roubar e esconder suas coisas.

Contudo, é importante permitir que os cães sejam cães e dar a eles a oportunidade de exercitar seus instintos naturais. Em vez de tentar treinar seu cão para não cavar e/ou enterrar nada, ofereça locais dentro e fora de casa onde possa fazer isso sem problemas – uma caixa de areia no quintal ou uma pilha de travesseiros e cobertores, por exemplo – e transforme o ato em um jogo de esconde-esconde que vocês podem brincar juntos.

Para estar informado e/ ou assistir vídeos sobre o assunto, visite diariamente a revista “O Mundo Online” e nosso canal no YouTube, ou siga-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Siga-nos para mais novidades!
Nosso website:
https://www.omundoonline.com
Nosso youtube:
https://www.youtube.com/c/OMundoOnline
Nosso instagram:
https://www.instagram.com/omundoonlinereal/
Nosso facebook:
https://www.facebook.com/omundoonlinereal/
Nosso twitter:
https://twitter.com/mundorealities

,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!